• Contato: (31) 3295-1023 | (31) 3295-3652 Celular/WhatsApp: (31) 9 9473-8655
  • |
  • E-mail: contato@fesmpmg.org.br

TREINAMENTO AVANÇADO PARA PROVA ORAL

Informações do Curso

O presente curso tem o objetivo de fornecer aos candidatos do Concurso de ingresso na Carreira do Ministério Público de Minas Gerais uma preparação completa para a realização da prova oral, com técnicas de oratória e de realização de provas orais, mediante uma análise específica da Banca e do Concurso do MPMG. Também serão realizados simulados cobrando os programas previstos no Anexo I do edital do certame, bem como um acompanhado individualizado ao aluno, feito por um Promotor de Justiça e por uma fonoaudióloga.

As arguições serão feitas nos mesmos moldes adotados no concurso, simulando, da forma mais real possível, o concurso do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Para tanto, a Coordenação do curso está sob a responsabilidade da Procuradora de Justiça Dra. Elaine Martins Parise, que foi examinadora nos concursos do MPMG de n.º XLIV, LI, LII, LIII, LIV e LV. Os professores examinadores de cada grupo temático também são Membros do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e possuem ampla experiência na preparação para o concurso de ingresso na carreira do Ministério Público, incluindo ex-examinadores dos concursos anteriores.

Diante disso, é possível destacar que os principais objetivos do curso são:

·      Ambientar os alunos à dinâmica da prova oral do concurso do MPMG, apresentando, de forma detalhada, a composição cênica e ritual desta fase do certame;

·    Aproximar os alunos da realidade da prova oral, oferecendo um curso onde a coordenação e todos professores são membros do Ministério Público de Minas Gerais, incluindo ex-examinadores dos concursos anteriores;

  • Reforçar a confiança e diminuir o nervosismo dos alunos, submetendo-os à situações similares as de uma prova oral para ingresso no MPMG;
  • Fornecer um retorno individualizado ao aluno acerca da postura e comportamento, indicando aspectos positivos e potenciais vulnerabilidades, visando melhorar o desempenho aluno na realização da prova oral;

·    Potencializar o uso adequado do curto tempo restante de preparação para a prova oral;

  • Disponibilizar material de apoio focado no perfil da banca  do concurso do Ministério Público de Minas Gerais.


Metodologia:

Os candidatos terão acesso a uma palestra inicial, de modo presencial ou online, ministrada pela Coordenadora do Curso e pelo Diretor-Presidente da FESMPMG, com apresentação da metodologia de ensino utilizada. 

B – A Segunda Aula acontecerá na sexta-feira à noite e será ministrada por profissional da fonoaudiologia, que apresentará técnicas de oratória voltadas para realização da prova oral;

C – A Terceira Aula acontecerá no sábado de manhã e será ministrada por quatro Promotores de Justiça do MPMG, de forma expositiva e também com dinâmicas em grupo, com o objetivo de apresentar aos alunos técnicas para realização da prova oral do concurso do MPMG.

D – No sábado à tarde e no domingo, manhã e tarde, serão realizadas as arguições individualizadas, submetendo cada candidato a uma simulação de prova oral com os examinadores de cada grupo temático, com duração máxima de 01 hora, sendo aproximadamente 15 minutos para cada grupo temático.

Os professores examinadores de cada grupo temático também são Membros do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e possuem ampla experiência na preparação para o concurso de ingresso na carreira do Ministério Público, incluindo ex-examinadores dos concursos anteriores.

E - Durante as arguições, cada aluno será acompanhado por um dos Promotores de Justiça que ministrou a terceira aula, bem como pela Fonoaudióloga, que, ao final da simulação, farão uma reunião com o aluno para sanar todas as dúvidas e oportunizar um retorno com os apontamentos pertinentes em relação ao seu desempenho.

F – Além dos apontamentos feitos pelos cinco professores Membros do Ministério Público e pela Fonoaudióloga, os alunos terão oportunidade de imersão na solenidade da prova oral por meio do Peer Review, método que permite ao aluno acompanhar a realização de uma arguição sem realizar perguntas aos seus pares, possibilitando a autocrítica e criando uma relação de empatia capaz de assimilar a perspectiva do examinador.

G - Por fim, os alunos também passarão por um treinamento em dupla, utilizando um banco de questões de prova oral fornecido pela FESMPMG. 


Cronograma:

07/12/2018 – 20h - Palestra Inicial;  

18/01/2019 – 19h às 22h - Segunda Aula;

19/01/2019 – 08h às 12h – Terceira Aula;

19/01/2019 – 14h às 19h:30min – Simulado de prova oral*;

20/01/2018 – 08h às 13h – Simulado de prova oral*;

20/01/2018 – 14h às 19h:30min – Simulado de prova oral*;

*Os horários das arguições individuais serão previamente agendados.

 

Investimento:

R$ 2.900,00 (dois mil e novecentos reais), divididos em até três vezes sem juros no cheque ou PagSeguro. 

Ex-alunos da FESMPMG possuem 10% (dez por cento) de desconto.


Observações: 

1 - Fechamento da turma condicionado ao número de inscrições.

2 - Somente será efetivada a inscrição após confirmação do pagamento. 

3 - Atingindo o número máximo de alunos, os demais nomes serão colocados em lista de espera.

4 - A abertura de nova turma está condicionada ao número mínimo de 18 alunos. Os interessados deverão encaminhar e-mail para preparatoriomp@fesmpmg.org.br manifestando interesse em participar na nova turma e informando o número de telefone para contato.





Público Alvo

Candidatos habilitados para a prova oral do LVI concurso de ingresso na carreira do Ministério Público de Minas Gerais

Disciplinas

    Investimento

    Este curso não possui turmas presencias disponíveis para inscrição.

    Cursos em destaque

    Veja os nossos últimos lançamentos de cursos e módulos.

    TERMO DE DECLARAÇÃO PARA ACEITE
    ATENÇÃO
    Indicações enviadas com sucesso!
    Aguarde...